Torta de macarrão

Existem situações nas quais procuramos por uma deliciosa receita, a qual seja diferenciada e fácil de fazer, para apresentarmos em um jantar com a família ou amigos. Frente a isso, não há nada tão incrível quanto uma deliciosa torta de talharim.

Torta de macarrão

Tagliarini preparato 1Uma junção de duas coisas tão deliciosas quanto um bom talharim e torta, só pode resultar em algo simplesmente espetacular. Mesmo pautando-se em uma receita que contemple o preparo desde a massa fresca de macarrão, esta é uma daquelas receitas que vale totalmente o tempo e ingredientes investidos nela.

Para fazê-la, esta torta conta com dois grupos de itens, os quais envolvem o preparo da massa fresca de talharim e os itens que serão relacionados à torta em si.

Visando a massa, é necessário que se reserve os seguintes itens: 400 gramas de farinha de trigo; 4 ovos e sal a gosto.

Estes são ingredientes para o preparo de uma massa fresca simples, a qual pode ser utilizada para uma infinidade de receitas e, neste caso, deve-se considerar que a massa irá precisar ser aberta e, portanto, a quantia de farinha utilizada é um pouco a mais do que o requisitado na receita.

Para o preparo da torta o necessário envolve: 4 ovos, os quais devem ter as claras separadas; 1 cebola picada; 1 xícara de chá de salsinha picada;  ½ pote de requeijão cremoso; 100 gramas de presunto picado; 1 xícara de queijo ralado; 1 colher de sopa de margarina ou manteiga; 1 colher de sopa de azeite; 1 gema para pincelar; queijo ralado para polvilhar e temperos conforme o gosto do cozinheiro.

A torta é feita com o talharim já estando devidamente cozido, portanto, o primeiro passo da receita compreende o preparo da massa.

Comece por colocar a farinha em um recipiente e acrescentar a ela um pouco de sal, misturando-os. Feito isso, organize-os no espaço de modo que fique tal qual uma montanha vulcânica, tendo um buraco ao meio, similar a uma cratera. Em seguida, quebre os ovos, um a um, em um recipiente separado, evitando perder toda a receita caso um não esteja bom, e vá adicionando-os neste espaço da cratera.

Quando todos os ovos tiverem sido adicionados é hora de misturar os ingredientes. Este processo deve ser feito com as mãos, de modo suave, levando a farinha das bordas para o centro do recipiente de encontro aos ovos, misturando-os gentilmente.

Assim que farinha e ovos estiverem incorporados, enfarinhe uma superfície lisa como uma mesa ou bancada, e transfira a massa para este local a fim de sova-la. Mexa bem a massa, amassando-a por cerca de dez minutos ou até atingir o ponto ideal. Sabe-se que a massa está boa quando não estiver mais grudando nas mãos ou na superfície.

Caso demore muito para alcançar este ponto, liso e homogêneo, pois a massa está muito úmida, acrescente farinha aos poucos até alcança-lo. Porém, se pelo contrário, a massa estiver muito dura, basta acrescentar água. Sempre aos poucos e com cuidado para não perder o trabalho feito até então.

Com a massa pronta, ela precisa descansar antes de ser aberta. Esse processo deve levar no mínimo meia hora e ser feito ou com a massa enrolada como bola e embrulhada em papel filme ou sendo devolvida ao recipiente e coberta com um pano de prato.

Passado este intervalo, a massa retorna a superfície enfarinhada, devendo ser aberta com o auxílio de um rolo de macarrão e recortada no formato adequado ao talharim. Feito isso, é hora de cozê-la.

Ferva água o bastante para cobrir a quantia de massa produzida e adicione-a nesta panela, deixando que coza até atingir o ponto al dente. Uma vez cozida, basta escorrer a água e transferir a massa para um refratário que possa ir ao forno, pois a partir deste ponto, inicia-se a montagem da torta.

Antes de transferir o preparo para este espaço, não se esqueça de unta-lo e polvilha-lo, tal como faria no processo de outro tipo de torta.

Com a massa no recipiente, adicione um a um os ingredientes listados com exceção das claras, misturando o preparo a cada item que for adicionado. É neste primeiro passo da montagem que se deve também temperar o preparo a seu gosto, o qual se sugere o uso apenas de sal e pimenta.

Quando todos os ingredientes estiverem incorporados, dispense a atenção para as claras e bata-as em neve antes de acrescenta-las aos demais, fazendo o mesmo processo de adicionar e misturar.

Com todos os ingredientes na mistura, basta pincelar o preparo com a gema que foi designada para tanto e, por cima desta, polvilhar o queijo ralado. Por fim, leve este preparo ao forno pré-aquecido à 150ºC, deixando por cerca de vinte minutos.

Passado este período, suba a temperatura para 180ºC e deixe a torta no forno por no mínimo mais quinze minutos.

Ao finalizar este tempo, a torta de talharim está pronta para ser consumida, podendo, inclusive, ser desenformada do refratário como outros tipos deste alimento. Caso queira acrescentar algum molho para acompanhar o preparo, sugere-se um molho tradicional de tomates, o qual também pode ser feito artesanalmente em casa, tornando o sabor ainda mais incrível.

Desse modo, com ingredientes de fácil acesso e com um preparo não muito complexo, é possível fazer uma receita de massa diferenciada das quais estamos habituados e a qual certamente renderá elogios, dado o sabo

Comments
Torta de macarrão
You are using Opennemas CMS
TRY IT NOW